2 dicas simples para se adaptar ao horário de verão
Algumas pessoas gostam e outras odeiam o horário de verão, já que não tem como evitar essa mudança no relógio, vamos criar formas de adaptar ao horário de verão o mais rápido possível a essa agressão ao nosso funcionamento físico e mental.
Mais importante do que pensar em uma hora a mais ou a menos é entender porque isso nos afeta tanto e como contornar seus efeitos.
Nosso organismo funciona e se orienta através do ritmo circadiano. Esse termo foi designado do latim “circa diem" que significa “cerca de um dia”.
A função do ritmo circadiano é nos orientar de forma voluntária sobre a passagem do tempo, se é dia ou noite, e de forma involuntária sobre a regulação do nosso sistema hormonal e questões fisiológicas em geral.
Por isso, a temperatura, o vento, as marés e principalmente a variação de luz, influenciam diretamente no nosso corpo. Então, como você pode se adaptar ao horário de verão?
Veja algumas dicas que uso para me adaptar ao horário de verão, acredito que será bem útil para você também.
Se funciona para mim que acordo muito cedo e trabalho até mais tarde, tenho certeza que será proveitoso para você também!
Primeira dica para se adaptar ao horário de verão:
Se o ritmo circadiano nos orienta quanto a passagem do tempo, a tendência é nos sentirmos mais cansados, desorientados quanto ao horário no final do dia e perder a hora de manhã cedo, lembre-se disso e fique atento para não deixar seus pensamentos atrapalharem com esse fator externo e ficar pensando: “ainda está escuro de manhã, deve estar muito cedo, vou dormir um pouco mais”. Tire da sua cabeça pensamentos logo cedo como: “nossa, é tão difícil acordar cedo nesse escuro” ou “estou acordando uma hora mais cedo, isso é tão ruim”.
Já que não tem como resistir a isso, enfrente a verdade e aceite para se adaptar logo. Tenho certeza que você tem coisas muito maiores e mais importantes para pensar e que te fazem levantar de manhã logo cedo.
Segunda dica para se adaptar ao horário de verão:
Comece a ver as coisas pelo lado positivo, seu corpo vai se adaptar mais rápido a medida que você aceitar logo essa mudança e parar de fazer comparações com o horário antigo como: "estou almoçando em um horário diferente”, “o calor fica pior com o horário de verão”, "o que seria à noite, ainda está com o sol forte”.
Aproveite os finais de semana com as tardes mais longas para usar isso a seu favor.
Cumpra aquela promessa de passear no parque com seu filho que nunca dava tempo, aproveite para resolver alguma daquelas pendências que te incomodam, como arrumar o escaninho ou o depósito da casa.
Use essa luz natural do dia aos finais de semana para ter mais tempo para treinar e brincar com sua família.
Se por um lado pela manhã ainda está muito escuro, por outro, o período da tarde se prolonga um pouco mais.
Lembre-se disso, evite comparações com o horário antigo e aproveite para usar isso ao seu favor.
Acredite, resistir a isso é muito pior e ainda te deixa com fama de mal humorado e reclamador.
Para mim, o fato de pensar no que tem de ser feito e em realizar meus objetivos são muito maiores que dar valor a essa mudança que naturalmente meu organismo vai se adaptar, reclamar não passa da tentativa de puxar conversa no elevador ou falta de assunto naqueles momentos embaraçosos.
Se é bom ou ruim, não consigo ter uma opinião formada sobre isso, mas que dá para aproveitar o dia de uma forma diferente dá sim, vamos aproveitar!
Um grande abraço,
Eduardo Cury.
O que achou? Deixe um comentário.