4 passos para respirar melhor na corrida
Alguns dias atrás, a Kamilla que está treinando com muita dedicação e correndo cada vez melhor, me perguntou como fazer para respirar melhor na corrida. Ao orientá-la sobre o que fazer durante o treino, percebi que essa era uma dúvida e interesse de todos que estavam perto, então quero compartilhar com você esse conteúdo:
1 passo para respirar melhor na corrida: Reduza o ritmo.
O problema não é exatamente a respiração, mas sua capacidade de absorver e aproveitar o oxigênio do ar inspirado. Isso é treináveil e uma das adaptações que a corrida constante e planejada produz. Portanto, se está faltando ar, significa que você está em uma velocidade, ritmo da corrida, ou intensidade acima do que seria o confortável para o seu nível no momento. Posso apostar com você que junto a essa sensação de “faltar ar” para respirar, você também não consegue manter essa mesma velocidade do início ao fim do treino e acaba reduzindo a velocidade ou caminhando por isso.
2 passo para respirar melhor na corrida: monitore sua velocidade
Justamente por causa de todos os detalhes do primeiro passo, é interessante que você utilize algum app que mensure seu pace ou velocidade de corrida, neste blog você encontra uma excelente opção. Desta forma, você começa a ter referência de qual velocidade consegue respirar melhor na corrida e principalmente perceber em números a evolução do seu condicionamento físico podendo assim, aumentar essa velocidade.
3 passo para respirar melhor na corrida: concentre-se
Preste atenção em tudo que está acontecendo, na sua postura, nos movimentos de braços, se os joelhos e calcanhares estão subindo para dar uma passada mais valorizada, se o abdome e core estão ativados e no treino que precisa ser feito, como tempo, percurso e sua segurança durante o treino. Assim, respirar melhor na corrida se torna uma sinergia natural.
4 passo para respirar melhor na corrida: esqueça da respiração
Isso mesmo! Enquanto você lê este texto, você não está consciente e nem preocupado com a sua respiração. Para respirar melhor na corrida, você deve deixar que flua naturalmente, ao ponto de nem perceber como está essa respiração. Esse é um bom sinal de que sua velocidade, seu ritmo e sua freqüência de corrida está indo bem, ao ponto de já estar automatizado e inconsciente sua frequência respiratória.