Doar sangue e treinar
Alguns dias atrás, o Lucas meu aluno, me perguntou se após doar sangue ele poderia treinar.
Depois de respondê-lo, fiquei pensando sobre o assunto e como isso é pouco divulgado entre as pessoas que fazem exercício físico e entre os doadores de sangue.
Posso doar sangue e treinar?
A resposta é sim!
Você só precisa tomar alguns cuidados, e a auto percepção é determinante nisso. Lembre-se que ao doar sangue, você logicamente perde um grande volume sanguíneo de forma repentina e isso influencia momentaneamente no funcionamento do seu corpo.
Além de nutrientes, no sangue também contém oxigênio que é transportado para todos os órgãos e músculos. Ao reduzir esse volume sanguíneo a capacidade de transportar oxigênio também fica debilitada momentaneamente.
Para ser um doador, você precisa estar dentro de alguns critérios de saúde e a vantagem é que seu corpo se adapta muito rápido com o volume sanguíneo menor, e também para produzir o volume sanguíneo necessário para você.
Então não se preocupe com "efeitos colaterais” de doar sangue e treinar. Não vão afetar seus resultados. Mas é importante ter o bom senso que após doar sangue, seu treino não teve ser extremamente intenso. Opte por doar sangue no seu dia de descanso dos exercícios, dessa forma não será necessário fazer nenhum ajuste no seu treino no dia da doação.
Como pesquisei em várias fontes, assim que é feita a doação você deve se manter em repouso por 15 minutos e se movimentar com calma logo em seguida.
Recomenda-se praticar exercício físico após 12 horas da doação.
A doação de sangue é um ato importante para salvar vidas. Doar sangue e treinar não são concorrentes, pode doar e treinar. Basta programar-se para cada uma dessas ações que farão o bem ao próximo e a sua vida.
Posso cuidar melhor de você? Quero te convidar a pertencer ao meu Movimento. O Movimento Antissedentarismo que vai melhorar a sua vida, mais perto de mim você tem mais resultados com mais confiança e segurança, clique e conte comigo: https://www.eduardocury.com.br/movimento/
O que achou? Deixe um comentário.