Análise de Resultados
Nossa ANÁLISE DE RESULTADOS é feita com o exame de bioimpedância e medidas. Assim, conseguimos mensurar o ganho de massa muscular, o percentual de gordura, o funcionamento do seu metabolismo e os resultados físicos da nossa programação de treinos.
TEMPO DE LEITURA: 5 minutos
Sem paciência?
Aqui vai um resumo:
- Por que fazer a análise de resultados?
- Quais os métodos que usamos e por que?
- Detalhes de cada protocolo para você fazer de qualquer lugar do mundo
É extremamente importante fazer sua ANÁLISE DE RESULTADOS, tanto para que possamos mensurar seus resultados como para melhorar e redirecionar os exercícios. O objetivo principal é ter parâmetros para a Gestão de Resultados. Por isso, fazemos a ANÁLISE DE RESULTADOS a cada 8 semanas. Este é o prazo em que percebi o melhor momento para avaliar, pois com menos tempo os resultados ainda não são consistentes e com mais tempo pode haver uma grande mudança na motivação e trajetória dos resultados.
Nossa ANÁLISE DE RESULTADOS é feita com:
-
Bioimpedância
-
Peso
-
Medidas
A bioimpedância é feita com uma balança específica que conduz uma corrente elétrica no corpo. Essa corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo - que é a gordura. A partir disso, é possível calcular o índice de gordura, massa magra e vários outros componentes corporais. O procedimento leva poucos segundos, é prático, sem dor, sem incômodos e pode ser feito em qualquer lugar.
Os resultados são bem precisos, desde que seguido o preparo para o exame:
O nosso equipamento além de tudo isso, ainda apresenta resultados sobre gordura visceral, idade metabólica - que compara sua idade real em relação a idade do funcionamento do seu corpo e saúde.
Caso não possa fazer sua bioimpedância, você pode se pesar e mandar o peso e as outras medidas para mim.
Assim, eu vou anotando nossos resultados para ter referência de comparação. O mais importante de tudo isso é manter o padrão. Pese na mesma balança, use a mesma fita, esteja com a mesma roupa e busque fazer sempre nos mesmos dias. Eu prefiro que seja em um dia na quarta ou na quinta-feira, porque mesmo que você mantenha sua alimentação equilibrada e treine no final de semana, a tendência é que nosso corpo funcione diferente do que durante sua rotina semanal
Também fazemos a perimetria - as medidas do corpo. Eu sempre utilizo a fita antropométrica específica para medidas corporais, mas você pode usar uma fita de costura comum. Uma que seja maleável. Utilize sempre a mesma fita e faça as medidas sempre exatamente da mesma forma. Para evitar falhas nas medidas, veja a forma correta de fazer:
Altura
Basta passar a sua altura para que eu atualize e mantenha registrado no nosso sistema. Precisamos para as configurações e fórmulas dos protocolos que usamos.
Abdome, sempre medido na linha do umbigo
Você pode fazer sozinho ou com a ajuda de alguém. É interessante que faça a medida vendo sua imagem pelo espelho para se certificar que a fita está reta e sem folgas.
Basta passar a fita na linha do seu umbigo e manter seu corpo com a postura natural e respirando normalmente. Cuidado para não murchar ou apertar demais a fita. Aceite o resultado sem tentar "burlar" e mantendo sempre esse padrão porque na próxima medida você pode se esquecer ou fazer diferente e isso afeta as futuras comparações.
Cintura - o ponto de menor circunferência, sem estar em cima das costelas
Mantenha os mesmos direcionamentos da medida de abdome e faça a medida no ponto mais estreito logo acima do umbigo. Cuidado para não ficar muito em cima das costelas.
Quadril - o ponto de maior circunferência
Coloque a fita no ponto de maior circunferência dos glúteos e faça a medida seguindo os mesmo direcionamentos das medidas de abdome e cintura.
Braços
Deixe o cotovelo dobrado com o braço para frente (semelhante àquele gesto de pedir carona). O cotovelo deve estar na mesma altura do ombro. Sem fazer força com o braço - sem fazer aquele movimento de "muque", mantenha o braço parado e faça a medida no ponto de maior circunferência. Este ponto normalmente é quase que no meio da distância entre o ombro e o cotovelo.
Faça essa medida nos dois lados, não se preocupe se houver diferença nas medidas de um lado para o outro. Isso é perfeitamente normal.
Coxas
A patela é aquele osso bem no "meio"do joelho. Ache a parte superior dela e meça 7 centímetros acima, é neste ponto 7 centímetros acima da borda superior da patela que você vai medir a circunferência da sua coxa.
Quando fizer essa medida, mantenha o peso do corpo distribuído por igual nas duas pernas. Faça essa medida nos dois lados, assim como nos braços, não se preocupe se houver diferença nas medidas de um lado para o outro. Isso é perfeitamente normal.
Este é o protocolo científico que escolhi para fazer nossa ANÁLISE DE RESULTADOS.
Existem várias opções e vários parâmetros para avaliar os resultados com o exercício físico e alimentação saudável. Todas as outras opções são válidas, mas eu escolhi este protocolo por ser simples e prático de se fazer e versátil, podendo ser feito em qualquer lugar.
O que achou? Deixe um comentário.