Cuidados em praticar futebol como lazer
O principal ponto fraco do corpo no futebol são os joelhos, devido a mudanças bruscas de direção e por sustentar e amortecer altos impactos durante as corridas. Os problemas e lesões mais freqüentes são dos ligamentos (estrutura que funciona como um 'cordão', ligando um osso a outro osso, sustentando e limitando diversos movimentos nas articulações) e meniscos (uma espécie de 'disco' existente somente na articulação do joelho, sobre a cabeça dos ossos da tíbia e da fíbula, suportando o fêmur, agindo como um amortecedor dos impactos do fêmur e de todo o resto do corpo). Isso vale tanto para atletas amadores quanto para os profissionais.
Mas um dado interessante é que entre os atletas amadores ocorrem muitas fraturas de antebraço e punho. De cada 10 jogadores de fim de semana atendidos na Santa Casa de São Paulo, três apresentam fraturas de cotovelo e antebraço.
Isto se deve ao fato desses atletas não saberem cair corretamente após uma entrada dura ou uma bola dividida, como fazem os judocas por exemplo, que executam um rolamento, a popular cambalhota, o que amortece a queda e evita impactos sobre as articulações dos braços.
As principais maneiras de prevenir qualquer tipo de lesão são, além do alongamento e aquecimento da musculatura ativa, praticar o esporte sem imprudências e com cuidado nos movimentos e, se possível, realizar um trabalho de fortalecimento muscular.
Fonte: Santa Casa de São Paulo
Texto de Eduardo Cury, personal trainer
O que achou? Deixe um comentário.