Motivos porque você ainda não emagreceu
Com meu trabalho voltado para os resultados e minha experiência e vivência em tantos objetivos, posso te mostrar onde você fica se enganando e assumindo a função de vitima ao dizer que sua genética é ruim, o que funciona para todos não funciona para você e onde você está pecando em não atingir seus objetivos. Esses motivos que cito abaixo, são procedimentos e condutas padrões de TODOS que não estão conseguindo emagrecer. Pode ser em um desses motivos, em vários, ou em todos eles, mas esse "modus operandi” é característico e diagnosticado por mim ao longo da minha vida profissional.
Veja quais os motivos porque você ainda não emagreceu:
Sua alimentação no final de semana:
"Final de semana é final de semana, você também precisa ter vida né! Afinal de contas, é tão ruim passar fome a semana toda porque você está de dieta" - essa afirmação já mostra que você está fazendo por conta própria e está errada sua alimentação claro. Sexta à noite é bom sair com os amigos ou ir em qualquer lugar para comer com a família, sábado é dia de descanso e de churrasco, e domingo é dia de futebol ou assistir TV quieto e comendo sem parar. Se não for assim sua vida não existe né?! Pense que 2 de 7 dias na matemática básica da regra de 3, significa quase 30% da semana.
Você come pouco durante o dia todo, não faz a primeira refeição do dia e "destrói" na alimentação do final do dia
Você acorda sem fome e diz que não consegue comer nada de manhã, além disso, o dia ja começa tão corrido… Passa 5 horas sem comer e na hora do almoço come qualquer coisa que estiver mais fácil, ou quando dá, senta e come uma pratada gigantesca. Passa a tarde toda sem comer de novo e a noite quando chega em casa, cansado do dia corrido e estressante, você ataca o que estiver pela frente ou passa em algum lugar para comer algo e come bastante. Você precisa ter vida também né, não é só trabalhar. Essas são suas justificativas para ter uma alimentação péssima e irregular. Você não consegue ou não quer mesmo planejar adequadamente todas suas refeições do dia? Não pode acordar 15 minutos mais cedo e aprender a fazer a primeira refeição? Criança quando vai para a escola, vai com a lancheira preparada, você não pode deixar suas refeições prontas? Ah, e antes de dizer que é tanto trabalho que nem lembra de comer, você não pode programar o alerta do seu celular para te recordar das refeições?
Festas, bebidas e petiscos com regularidade:
Você sempre tem compromissos que diz ser inegáveis e que não tinha outra forma de ficar sem sair da dieta. O almoço na casa dos pais, um aniversário ou o tradicional encontro na casa da sogra. Quem realmente está determinado a atingir um objetivo, conversa antes com essas pessoas para que entendam sua ausência ou para que preparem algo da sua dieta para que você possa comer e estar presente entre todos. Antes de dizer que é difícil comer salada e suco enquanto os outros comem costela e tomam cerveja, você realmente quer atingir seu objetivo?
Você se engana ao treinar:
Você realmente não tem tempo para nada, se sua vida fosse como daquelas blogueiras que podem ficar treinando o dia todo, claro que você teria resultados como elas. Mas você até quer treinar, treina uma vez na semana e as outras vezes sempre falham porque não dá tempo, tanta coisa de trabalho para resolver. Semana passada você nem treinou por causa disso… Seus treinos sempre são inconstantes e você ainda não percebeu que diminuindo seu tempo perdido nas redes sociais e outras bobagens você consegue fácil 40 minutos para treinar. E 40 minutos resolve sim, ainda mais para você que não tem nem 1 minuto de exercício.
Seu auto-conhecimento é baixo:
Isso influencia no seu treino que sempre poderia ser feito com um pouco mais de dedicação, você não consegue distiguir tipos de dores diferentes, como fadiga muscular, mau jeito por uma postura ruim durante o dia e o que chamo de “mecanismos de auto-sabotagem” onde seu corpo e sua mente “te enganam” afinal de contas, já que você está sentindo dor, só você sabe como essa dor é tremenda e te impede de insistir um pouco mais nesse treino, ou essa dor, mal estar, enjoo e garganta inflamada apareceram justo na hora de treinar naquela manhã fria e chuvosa… E você só não treinou ou não continuou treinando porque essa dor apareceu e não dava mesmo para continuar. Você ainda completa dizendo que tem que parar de insistir porque esse negócio de fazer exercícios e ser saudável não é para você mesmo. Claro que seu corpo vai estranhar, essa máquina que só está acostumada a ficar sentada o dia todo vai estar "enferrujada" e estranhar outros movimentos, isso é uma fase e vai ser vencida rapidamente se você insistir nesse objetivo e fizer da forma correta.
Sua emoção e seus sentimentos todos se encontram na comida:
Quando você está cansado, você come. Quando você está triste, sai para algum lugar diferente para pensar e comer. Quando você está feliz e quer comemorar, você programa um evento para todos comerem juntos!
Tudo na sua vida envolve a comida? O que é isso, você tem medo de passar fome, ou já morreu de fome? Existem outras formas mais produtivas, marcantes e saudáveis de resolver seus problemas ou comemorar?
Motivos porque você ainda não emagreceu, pense nisso:
Como querer resultados diferentes se você não está disposto a fazer quase nada diferente? Ou inventa coisas mirabolantes e insustentáveis para atingir “mais rápido" seu objetivo?
Pare de se enganar, você não é mais uma criança birrenta e mimada que inventa uma dor de barriga para não ir à escola porque está com preguiça ou porque não fez a tarefa de casa!
Você não percebe que o ÚNICO prejudicado nessa história é você? A vida é sua, a responsabilidade é sua. Você vai passar mais um ano com essa conversinha de “comigo não funciona” e deixa para lá?! Se você não se importa com você, tem pessoas ao seu redor que se importam e precisam de você vivo e vivendo bem. Se essas justificativas e desculpas não te ajudam, engula essa falta de coragem e faça por quem se importa com você, se para você não adianta, faça por elas.
So você fosse um inválido, um doente por ter negligenciado a sua saúde, como ficariam seus filhos? Como sua mulher ou seu marido viveria? Como sua empresa existiria? Quanto tempo você poderia aproveitar e viver a SUA vida?
Pense nisso, faça deste ano um ano diferente e saia desse “mimimi" de coitado, mude seu estoque de comidas em casa, pegue esses alimentos que não são saudáveis e dê para quem você NÃO gosta. Compre tudo novo e faça escolhas saudáveis, mude aos poucos suas escolhas e seu meio social. Será que todos na sua família tem diabetes por um infelicidade genética ou porque vocês comem a mesma coisa? Será que este é o mesmo motivo do excesso de peso? Da preguiça, da pressão alta? Pense nisso!
Uma coisa eu posso te garantir, esse caminho não é fácil, mas trace uma rota e siga aos poucos, passo a passo, que você vai descobrir uma vida maravilhosa, um mundo novo e cheio de energia que estava na sua frente e você nem sabia!
Me fale mais sobre isso. Vou ficar muito feliz em saber que de uma forma ou de outra te incomodei para mudar ou gerar consciência.
Eu estou aqui para te ajudar. Percebo que todos que treinam e estão mais próximos de mim tem mais resultados. Comece a me passar mais suas preferências, suas dificuldades, seus feedbacks. Minha função não é dar bronca, mas te ajudar a achar soluções e possibilidades.
Conte comigo!
Um abraço,
Eduardo Cury.
O que achou? Deixe um comentário.