novembro azul: obesidade e sedentarismo têm relação com o câncer de próstata
O câncer de próstata é muito comum e é a terceira causa de morte em homens. Alguns fatores de risco podem levar ao aparecimento da doença que assusta o envelhecimento dos homens, como raça, idade e histórico familiar. Para quem tem algum desses fatores de risco, o exame deve ser realizado a partir dos 40 anos. Entre outros homens, começa aos 45 anos.
Por outro lado, alguns fatores que afetam o risco de câncer de próstata, dependem das nossas escolhas. Pesquisas publicadas na literatura científica sugerem que a obesidade, as dietas ricas em gorduras e o sedentarismo podem promover o desenvolvimento do câncer de próstata, inclusive estimulando certos tipos de tumores com comportamento mais agressivo.
Como podemos combater o câncer de próstata?
Como todos sabemos, o combate à obesidade está relacionado a hábitos alimentares saudáveis e equilibrados e à prática de exercícios físicos. Alguns estudos não encontraram uma relação direta entre o exercício físico e o câncer de próstata. Porém, por se tratar de um método de combate a esses fatores de risco, deve ser seriamente considerado.
O tema pode parecer complicado, mas podemos simplificá-lo: faça o seu melhor!
Desenvolva um estilo de vida saudável!
Manter uma dieta balanceada, pratique exercícios com regularidade e supervisão profissional e controle o peso que além de melhorar sua saúde de uma modo geral, você ainda previne o câncer de próstata. Ah! Esqueça o preconceito, prevenir e viver com saúde vale mais.
Então lembre-se: para prevenir o câncer de próstata, foque no que depende de você, seus hábitos, suas escolhas e faça o exame. Além da prevenção do câncer de próstata, você ainda ganha mais saúde, disposição, menos dores, mais qualidade de vida e evita o risco de inúmeras doenças ligadas ao sedentarismo e a uma vida não saudável!
Posso cuidar melhor de você? Quero te convidar a pertencer ao meu Movimento. O Movimento Antissedentarismo que vai melhorar a sua vida, mais perto de mim você tem mais resultados com mais confiança e segurança, clique e conte comigo: https://www.eduardocury.com.br/movimento/
O que achou? Deixe um comentário.