Qual o problema da granola?
Algumas semanas atrás, uma cliente me contou com espanto que foi comprar granola e não achou a que costuma comer. Sua família gosta de ter sempre no café da manhã e faz falta o dia que não tem. O espanto maior foi que ao chegar na loja e perguntar sobre a granola, o vendedor mostrou infinitas variedades de que ela nunca tinha ouvido falar. Granola sem glúten, sem lactose, sem açúcar, zero carboidrato. Ela perguntou: e a granola comum, aquela normal, onde está? E o vendedor disse: Ah! Essa granola nós não temos! Ela então saiu da loja sem comprar.
Durante o nosso treino, a cliente veio me contar essa estória, tentando entender o que aconteceu com aquela granola específica, comum, que ela compra e leva pra casa há décadas, que sua família sempre comeu sem prejudicar a saúde, que ela consome a vida inteira e continua magra e saudável.
Fazendo uma relação com o exercício, vejo isso acontecendo com os treinos. Muitas pessoas querendo exercícios específicos demais sem conseguir fazer o movimento básico. Muitas pessoas querendo treinos super intensos, sem ter o mínimo de condicionamento físico.
Não sou nutricionista, mas vejo que os modismos têm confundido as pessoas. Alimentos sem glúten, sem açúcar, zero carboidrato e sem lactose não são necessariamente mais saudáveis. São na verdade, alimentos com restrição de algum ingrediente. E isso é importante sim, para os intolerantes à lactose, pessoas com doença celíaca, diabéticos e quem precisa de uma alimentação mais restrita por algum motivo. Só que eles não são os melhores alimentos para dietas, não são alimentos fit.
Vamos refletir sobre isso, o problema não está na granola. O problema está nos exageros com alimentos muito processados, com uma dieta que não é planejada e balanceada como um todo. O problema está nas extravagâncias todo final de semana, nos constantes ataques à geladeira à noite, nas dietas da moda, nos jejuns, naquela compulsão alimentar por doce que a pessoa esconde e só ela sabe, nos treinos "matadores", na falta de hábitos saudáveis consistentes.
É importante lembrar que devemos buscar a orientação de profissional de educação física e de um nutricionista e garantir uma vida saudável, seguindo um planejamento e uma rotina de exercícios e boa alimentação. Por isso eu sempre digo que o resultado é feito nos bastidores, naquelas pequenas escolhas que você faz em casa todos os dias, quando se supera a cada instante. Isso ninguém posta, isso ninguém fala.
O que achou? Deixe um comentário.