Treino de corrida para emagrecer
Você quer emagrecer e deseja usar a corrida como um meio para isso? Parabéns pela escolha, você optou por uma modalidade divertida, motivante e de alto gasto calórico.
A corrida é uma modalidade simples, mas não basta sair correndo por ai de repente e sem planejamento. Algumas considerações são importantes por segurança e principalmente para que você faça um treino de corrida para emagrecer de resultado.
Primeira questão a se avaliar é se você está minimamente condicionado para correr, se ainda não consegue manter uma corrida constante mesmo que em velocidade baixa, um ótimo método de treino é fazer a corrida intervalada.
O treino intervalado é feito alternando períodos mais intensos com períodos de descanso ativo durante o treino. Um exemplo seria fazer um treino de 20 minutos alternando 1 minuto ou 100 metros de corrida com 3 minutos ou 300 metros de caminhada. É importante manter essa freqüência intervalada constante do início ao fim da sessão de treino, se estiver cansado, mantenha a mesma freqüência dos intervalos do início ao fim. Mais importante do que a velocidade com que você está fazendo cada um desses intervalos, é manter essa freqüência mesmo que esteja cansado, do início ao fim.
Esse método de treino é divertido e desafiante, você nem vai notar o treino passar enquanto estiver envolvido pela freqüência dos intervalos. Usamos esse método para potencializar o gasto calórico e para fazer uma “quebra no platô" de treino de indivíduos mal condicionados ou de atletas bem treinados que necessitam atingir uma etapa superior.
Ao notar que os treinos estão ficando mais “fáceis" já que você está melhorando seu condicionamento físico, você pode modificar algumas das variáveis. Pode aumentar a duração do treino, ou equiparar os intervalos, de 2 minutos de corrida com 2 minutos de caminhada e após 2 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada.
Não recomendo treinos maiores que 40 a 50 minutos e que ultrapasse 3 vezes por semana.
A principal regra do treinamento desportivo é modificar apenas uma das variáveis por vez. Por exemplo, aumente o tempo de corrida, reduza o tempo de caminhada, aumente a quantidade de treinos semanais. Um por vez, nunca faça duas evoluções no mesmo treino e também segure a ansiedade de fazer evoluções consecutivas a cada treino.
Bom treino!